quarta-feira, 7 de maio de 2008

Uma Questão de Camelos I




Certo dia, um ancião, vendo-se gravemente doente chamou os seus três filhos a cabeceira e disse:
- Meus filhos, receio que não poderei ficar com vocês por muito mais tempo. Sinto que a minha hora está quase a chegar. Como sabem, possuo 19 camelos. Vou então fazer as partilhas para que após a minha morte não haja discussões. Assim sendo, para o Yusef, o meu filho mais velho deixo metade dos camelos e 5 moedas de ouro. Para o do meio, Amir deixo um quarto dos camelos e 30 moedas de ouro. O mais novo, Mustafá ficara com um quinto dos camelos e 35 moedas de ouro.
Posto isto, o velho pai desprendeu um último suspiro e foi desta para melhor.
Dizia o pai que não haveria discussões. Pois sim, não houve até ao momento em que tentaram distribuir os camelos. Por mais que pensassem não conseguiam resolver o problema da partilha. Era partir camelos ao meio, era ficas com mais, era fico com menos, era um camelo morto não me serve de nada, eu sei lá o que mais disseram. Mas a verdade é que não arranjavam forma de cumprir as últimas vontades do pai.
Várias semanas se passaram… (continua)



Resolves o problema?

2 comentários:

Anónimo disse...

silvana despues de intentar leer con mucha dficultad el problema de los camellos ya que soy español me has dejado con la duda me lo podrias concluir la solucion? gracias

Anónimo disse...

hola silvana: he leido con mucha dificultad tu problema de los camellos pero debido a mi limitacion con el portugues no soy capaz de entender el resultado, ya que soy español. no por el hecho de serlo sino que no conozco bien el portugues ?podrias ampliar un poco el final para ver si soy capaz de enterarme lo siento no doy mas de si.
obligado se dice asi?
AURELIO