Os professores estão a ser pressionados pelos pais a
dar positiva ou até notas mais altas. Chovem queixas ao ME, recursos, etc.
Chovem relatórios de psicólogos, encomendados pelos
respetivos encarregados de educação, que confundem as medidas do decreto 54º
com facilidades e não como medidas de suporte à aprendizagem...(medidas que
podem ser adotadas para que os alunos aprendam, não para que não aprendam e
possam passar de ano à mesma e sem esforço).
As nossas crianças estão cada vez mais infantilizados
e incapazes de enfrentar qualquer coisa que não seja fácil quando aprender é enfrentar dificuldades e superar
dificuldades. Costumo dizer-lhes que com o tempo as coisas não se tornam mais
fáceis, eles é que tornam melhores, mas sem esforço, isso não acontece.
Alunos estrangeiros chegam e ficam muito admirados com
a pouca exigência (postura, comportamento, hábitos de trabalho) que existe. Mas
é muito difícil remar contra a maré, contra o que vem de casa.
No processo educativo existem três eixos, família, escola e aluno. A família deve dar a educação, a escola a formação mas as aprendizagens dependem dos alunos.
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