sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Resposta

E o senhor ou senhora que deixou este comentário já pensou que os portugueses estão pouco esclarecidos em relação ao que se passa?
Tem filhos?
Gosta da ideia dos professores dos seus filhos deixarem de ter tempo para preparar aulas e dar-lhes atenção filhos porque passa o tempo a preencher grelhas e outros papeis inúteis, que em nada vão contribuir para a melhoria do ensino?
Não está em causa a avaliação de professores. Quando quiserem avaliem-me. Mas avaliem-me como deve ser.
Mas não se iluda, o governo fez estas leis para poupar mais uns cobres. Não ter de pagar mais ordenado aos professores, uma vez que muitos não vão poder ascender ao topo da carreira.
Não se iluda, se isto for para a frente, daqui a uns anos vai ter de pagar um colégio particular aos seus filhos ou netos se quiser que tenham um ensino de qualidade.
Já reparou que os colégios particulares estão a proliferar?
Já pensou quem vai ficar a ganhar com o negócio dos Magalhães?
Sabia que os professores lutam permanentemente com falta de condições? Sabia que não conseguem apoiar individualmente os alunos com mais dificuldades porque têm 28 alunos dentro da sala? Faça as contas. 80 minutos úteis de aula (estou a ser optimista) a dividis por 28... dá menos de 3 minutos por aluno.
Sabia que graças ao seu PS alunos que tinham necessidades educativas especiais, e que até ao ano passado beneficiavam de turma reduzida agora estão integrados em turmas que podem ter 28 alunos?
Sabia que na escola pública que lidera o ranking dos resultados de exames nacionais os professores estão a pedir a reforma antecipada e vão perder parte do seu vencimento? Já se perguntou porquê? Nessa escola, quando um professor entregou um teste negativo a uma aluna
esta respondeu... "tem a certeza que me quer dar esta nota, è que vai ser avaliada pelo meu resultado." Quer que os seus filhos, se os tiver, passem de ano, mesmo que não saibam nada ou quer que aprendam e evoluam?
Acreditou na melhoria dos resultados escolares nos exames nacionais? Era lindo se fizéssemos agora um exame internacional, daqueles que a OCDE faz de vez em quando, e que permite comparar o que se passa em Portugal com o resto do mundo. Ia perceber que a melhoria dos resultados nacionais deveu-se exclusivamente ao facto de os terem feito mais fáceis.
O PS quer o facilitismo. Nós, professores, queremos uma escola pública de qualidade. É por isso que lutamos, sabia disso?
Era mais fácil preencher, os as tais grelhas, que de resto, daqui a uns anos estão formatadas tipo Copy Paste, e alguns de nós até progrediam e recebia mais vencimento. Claro que começávamos a dar positiva aos alunos, daqui a uns anos o PS dizia que tínhamos atingido 100% de alunos sem retenção e com o nono ano. Não sabiam ler nem sequer somar dois números inteiros...
Mas ÑÓS não queremos isso. Não queremos uma população ignorante...
E o governo? Já pensou nisso?

Sabia que se eu quero passar um filme ou uma apresentação em Power Point... não tenho condições?
Sabia que uma parte dos alunos da turma não consegue ver o quadro? E não há solução para isso?
Sabia que no verão há salas horrivelmente quentes e no inverno salas horrivelmente frias e não há solução para isso?
Sabia que algumas lâmpadas, na minha escola estão fundidas há anos... e não há solução para isso?
Sabia que já há muito tempo que o apoio económico escolar não tem dinheiro para subsidiar as visitas de estudo dos alunos com dificuldades económicas?
E podia ficar aqui o resto da noite...

Sem comentários: